segunda-feira, 30 de julho de 2007

Getúlio Vargas

AS LEIS TRABALHISTAS


Em 1943, toda a legislação trabalhista foi sistematizada e ordenada na consolidação das leis do trabalho (CLT). Promulgada em primeiro de maio, a CLT era uma síntese da política trabalhista de Vargas incluindo a legislação social (direitos e deveres do empregado e empregadores) e a regulamentação da organização sindical corporativista e corporativista e da justiça do trabalho(instituição destinada a medir e arbritar todas as negociações e conflitos entre empregados e empregadores).
As leis sociais e trabalhistas de Getúlio não foram estendidas ao campo, onde os trabalhadores não tinham garantias ou direitos, pois a oligarquia tradicional, que apoiava o governo, não admitia mudanças nas relações de trabalho no campo.
A CLT acabou por ampliar a popularidade de Getúlio Vargas, sempre foi muito querido por grande parte dos trabalhadores. Contudo, a valorização do trabalho e do trabalhador, sob o signo do corporativismo, resultou em uma “cidadania regulada” que condicionou os direitos sociais á subordinação ao estado.

IMAGEM

Getúlio foi considerado pelos estudiosos como um mestre da comunicação social, devido á sua facilidade em discursar a emplogar as massas. Por meio do rádio, na hora do Brasil ou nas grandes manifestações e comícios, fazia discursos inflamados que o aproximavam das pessoas simples do povo, reforçando a identificação entre os subalternos e o líder. Seu grande triunfo político para conquistar a população foi trabalhismo.

Um comentário:

Fátima Wronka disse...

Estão progredindo. Faltou detalhar as questões políticas, principalmente os integralistas e comunistas.